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Um estilo de vida saudável é importante para todos. Quando cuidamos da nossa saúde física, nos sentimos melhor também – mais em forma, mais relaxados e mais capazes de lidar com as coisas. Isto é especialmente importante quando você tem uma doença mental.

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Há muitas maneiras de ser saudável que se sentem bem, bem como fazer bem a você.

Benefícios da vida saudável
O que você ganha vivendo mais saudavelmente inclui:

sentir-se melhor mentalmente – o exercício regular pode elevar o seu humor e ajudá-lo a sentir-se melhor poupar dinheiro – comer junk food, fumar e beber bebidas açucaradas ou álcool são hábitos caros menos problemas de saúde – viver um estilo de vida mais saudável significa um risco menor de desenvolver muitas doenças assumir o controle de sua vida – ficar saudável ajuda você a se sentir no controle de sua vida. Ficar saudável
‘Vida saudável’ significa manter um estilo de vida saudável e introduzir hábitos que melhorem sua saúde. Pode ser difícil mudar hábitos antigos, mas há passos que você pode tomar para se tornar mais saudável. Um primeiro passo importante é identificar hábitos menos saudáveis ​​e aprender novos e positivos para substituí-los, como:

o que você come e bebe dormindo bem e controlando o estresse praticar sexo seguro, beber álcool de forma responsável e não abusar de drogas ser fisicamente ativo ficar conectado com os outros estar ciente de quaisquer riscos para a saúde relacionados à sua doença e ao seu tratamento, e trabalhar com o seu médico para monitorá-los e, em seguida, agir responsabilizando-se pela sua saúde geral, incluindo check-ups regulares para os seus olhos e dentes. Como desenvolver hábitos de saúde positivos
A chave para desenvolver hábitos positivos que você tem mais chances de manter é:

Comece devagar
Mude apenas uma coisa de cada vez – veja os benefícios que podem resultar da ingestão de alimentos mais saudáveis ​​ou da prática de exercícios físicos ou da cessação do tabagismo.

Faça pequenas mudanças – como caminhar regularmente, em vez de se esforçar para correr cinco quilômetros todos os dias, isso terá mais chances de se tornar um hábito que você manterá.

Seja flexível – por exemplo, se decidir reduzir o açúcar, faça-o gradualmente ao longo de algumas semanas, em vez de fazê-lo de uma só vez. Ao reduzir de duas colheres de chá em seu café para um ano e meio, então uma e assim por diante, suas papilas gustativas se adaptarão e é menos provável que você implore pelo açúcar.

Construa sobre o que você já faz – por exemplo, se você às vezes comprar frutas para comer, tente comprar mais disso (e menos biscoitos e batatas fritas).

Lembre-se, aumentar ou adicionar até mesmo um novo comportamento de saúde pode fazer uma grande diferença para sua saúde.

Contornar desafios
Há coisas que você pode fazer para administrar qualquer desafio extra relacionado à sua doença e seu tratamento – como sonolência, desejos por açúcar ou falta de motivação. Etapas que você pode tomar incluem:

organizar atividades diárias em torno dos efeitos colaterais da medicação, por exemplo, se você estiver sonolento pela manhã, organizar exercícios para a tarde. discuta as coisas com o seu médico – pode haver outra medicação que você pode tentar ou peça encaminhamento a um especialista, como um nutricionista ou psicólogo, para obter orientação especializada. Ficar saudável
Ser saudável é mais do que ficar em forma e se sentir melhor, é ficar assim também. Dicas para ajudar você a ficar motivado incluem:

Programe check-ups regulares com seu médico para monitorar seu progresso e para aquele empurrão extra que você pode precisar para continuar. recompense-se – sinta-se bem em desenvolver hábitos mais saudáveis ​​recompensando-se com algo agradável. superar os deslizes – se você deslizar, seja realista e comece de novo. Encontrando Suporte
Há muitas maneiras de obter o apoio necessário para ajudar a manter a saúde. Um passo importante é encontrar um bom GP (clínico geral) com o qual você se sente à vontade para discutir sua saúde. Ver o mesmo GP a cada vez significa que você pode trabalhar em conjunto para gerenciar sua saúde e organizar check-ups conforme necessário.

Ter alguém como “pessoa de apoio” pode fazer toda a diferença na manutenção de hábitos saudáveis. Converse com seus amigos, familiares, programa de saúde mental ou trabalhador do caso. Não esqueça outros serviços em sua área que você pode desenhar também.

Como obtenho mais informações? Entre em contato com a Central de Ajuda do SANE ou telefone 1800 18 7263 Fale com o seu médico local – ou outro médico que entenda de doença mental – para informação, avaliação, encaminhamento e apoio. Eles também podem informá-lo sobre quaisquer serviços especializados que possam ajudar com problemas específicos, como gerenciamento de peso ou melhoria da condição física.

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