5 hábitos que podem piorar sua depressão

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Existem vários fatores de risco associados ao desenvolvimento de transtorno depressivo maior, incluindo temperamento, fatores ambientais (experiências adversas na infância, eventos estressantes na vida etc.), genética e outros distúrbios médicos e de saúde mental. 1  A maioria desses gatilhos da depressão está fora do domínio de controle do paciente deprimido. Existem, no entanto, alguns hábitos dentro do domínio do controle que podem piorar os sintomas da depressão.

A depressão é uma condição médica séria que pode ser tratada com aconselhamento, medicação ou uma combinação dos dois, mas as pessoas que sofrem de depressão também podem fazer mudanças no estilo de vida para ajudar a aliviar os sintomas. Ajuda a examinar escolhas e hábitos que podem contribuir para sintomas depressivos, para entender como fazer escolhas saudáveis ​​durante o processo de tratamento.O artigo continua abaixo

Inatividade

A característica essencial de um episódio depressivo maior é um período de pelo menos duas semanas em que há humor deprimido ou falta de prazer em quase todas as atividades. 2  Isso pode dificultar encontrar energia para fazer qualquer coisa.

A depressão pode afetar negativamente o emprego, a escola, os relacionamentos e outras áreas importantes de funcionamento. A depressão pode dificultar até mesmo sair da cama pela manhã.

Embora a depressão possa fazer com que você sinta que ficar na cama o dia todo é a única opção viável, estudos mostram que o exercício moderado (caminhar 20-40 minutos, 3 vezes por semana) é eficaz na redução da depressão e melhora os resultados a longo prazo para pessoas deprimidas. 3

O exercício moderado estimula os neuroquímicos dopamina e serotonina do “sentir-se bem”. Procure na sua rede de suporte um parceiro para agendar de 3 a 4 caminhadas por semana para ajudar a combater a inatividade.

Maus hábitos de sono

A perturbação do sono é, na verdade, um dos sintomas da depressão e pode ativar um ciclo negativo do sono. Os distúrbios do sono podem assumir a forma de dificuldade em adormecer ou dormir demais. 4

Para complicar, a privação crônica do sono também é um gatilho da depressão. A perturbação do sono é um sintoma e um gatilho da depressão. Um estudo de adolescentes descobriu que a quantidade reduzida de sono aumenta o risco de depressão, o que, por sua vez, aumenta o risco de redução do sono. 5  Pode parecer um ciclo interminável.

Crie bons hábitos de sono para ajudar a interromper o ciclo negativo associado à privação e depressão do sono. Mantenha os horários de sono e vigília consistentes, desligue todos os aparelhos eletrônicos algumas horas antes de dormir e remova todas as telas do quarto.

Isolamento social

Quando a vida é esmagadora, é natural que se volte para dentro. É difícil procurar apoio social quando sair pela porta de manhã parece uma tarefa impossível. Suporte social significativo é, no entanto, exatamente o que você precisa durante esse período.

Pesquisas mostram que o apoio social modera as vulnerabilidades genéticas e ambientais para doenças mentais, fornecendo estratégias de enfrentamento e fortalecendo a resistência ao estresse. 6

O suporte social é mais do que apenas um telefonema rápido para fazer o check-in. O tempo gasto com amigos ou familiares de apoio pode ajudá-lo a trabalhar com seus pensamentos e sentimentos em um ambiente seguro.

Dieta pobre

Acredite ou não, os alimentos que você come podem afetar negativamente sua saúde emocional. Um estudo do The American Journal of Psychiatry descobriu uma ligação entre dietas ricas em alimentos processados, grãos refinados, produtos açucarados e cerveja e aumento das taxas de depressão e ansiedade entre as mulheres. 7

Muitas pessoas buscam alimentos “confortáveis” quando lutam com emoções difíceis, e um dos sintomas da depressão inclui mudanças nos hábitos alimentares, resultando em significativa perda ou ganho de peso. Ajuda a rastrear hábitos alimentares registrando apetites, escolhas alimentares e respostas emocionais para obter uma linha de base dos hábitos alimentares.

Ruminação

Pessoas com depressão são propensas a refletir, ou a pensar em pensamentos negativos. Os padrões de pensamento negativo incluem a rejeição, a perda, o fracasso e outras fontes de estresse. Habitar problemas difíceis exacerba compulsivamente os sintomas da depressão. A melhor aposta para pôr fim à ruminação é procurar ajuda profissional.

A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar as pessoas deprimidas a identificar padrões de pensamentos negativos e aprender a substituí-los por pensamentos positivos e estratégias de enfrentamento adaptativas.

Somente as mudanças de hábitos não “curam” a depressão, mas podem ajudar no processo de tratamento.

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